Pedro Jorge Resendes da Câmara Melo

O relatório de estágio em foco teve como principal objetivo a exposição do trabalho realizado no âmbito do projeto de uma infraestrutura portuária de grande dimensão: O Porto Atlântico de Dakhla, em Marrocos. O trabalho decorreu na empresa Consulmar, Projectistas e Consultores, Lda, durante o ano de 2019, e incidiu sobre o pré-dimensionamento hidráulico das obras de proteção.

O porto de Dakhla será um porto destacado de águas profundas, destinado a satisfazer as necessidades do tráfego marítimo perspetivadas para o sul do reino de Marrocos, fruto de atividades afetas ao setor primário (agricultura e pesca), transporte de mercadoria contentorizada, entre outros.

Estava em causa a elaboração do estudo prévio das obras de proteção das três bacias que o porto contempla (comércio, pesca, e estaleiro naval), constituídas por mais de 6 700 metros lineares de molhes, delimitando uma área aproximada de 380ha.

Foram consideradas duas variantes estruturais para as obras (taludes e vertical), e períodos de vida útil e de retorno de 100 e 200 anos, respetivamente.

A primeira variante consistiu em estruturas em taludes com mantos compostos por blocos de betão e/ou enrocamentos selecionados, de diferentes tipos e pesos, consoante a sua exposição, localização e utilização dada ao seu tardoz. A segunda foi composta por caixotões de betão armado, fundados sobre prisma de enrocamentos, que em oposição à primeira, comporta uma muito menor quantidade deste material.

Figura 1 – Perspetiva aérea do layout do futuro Porto Atlântico de Dakhla.
Figura 2 – Perfil de troço corrente do Molhe Principal (Variante 1 – taludes, DP6 – manto exterior constituído por blocos Antifer de 240 kN e submanto por enr. 1 a 3t, manto interior por 1 camada de Antiferes de 240kN e enrocamentos 1 a 3t, e núcleo composto por 2 tipos de material diferentes (solução recorrente adotada em Marrocos)
Figura 3 – Perfil da cabeça do Molhe Principal (Variante 2 – vertical, realça-se que este caixotão encontra-se orientado longitudinalmente à agitação incidente, está fundado sobre prisma de enrocamentos selecionados, o enchimento das suas células é feito com betão, areia e cascalho, e o seu pé é protegido com 2 tipos de blocos “tipo japonês” e enrocamentos)

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